Como lidar com a ansiedade
Entender o que é a ansiedade e como ela é ativada é um dos primeiros passos para lidar com ela, assim como possuir técnicas específicas para o controle desse sistema de alerta.
ANSIEDADE
Erica Pfeifer
8/14/20232 min read
Você sabia que a ansiedade é uma emoção, assim como a tristeza ou a raiva? No dia a dia, acabamos atribuindo algo negativo a ela; entretanto, ela pode ser muito benéfica para nós quando está em equilíbrio. Toda emoção quer nos passar alguma mensagem, e a mensagem da ansiedade diz respeito a um estado de alerta, como se ela falasse: "Olha, tem algo nessa situação que pode nos ameaçar". Essa percepção faz com que seu corpo se prepare para essa ameaça.
E é um preparo bem físico mesmo, pois a ansiedade ativa o nosso sistema de luta ou fuga. Para entendermos, podemos pensar nos homens das cavernas. Quando eles viam um leão na selva, o corpo deles precisava se preparar para lutar ou fugir desse leão. Assim, aconteciam alguns preparos corporais, como aumento da frequência cardíaca para bombear mais sangue para os músculos, aumento da respiração para ter mais trocas de oxigênio, estimulação da produção de adrenalina, aumento do suor, etc..
Atualmente, felizmente, não temos mais leões soltos por aí, mas temos várias outras situações que simbolizam nossos leões. Falar em público, apresentar algo no trabalho, dirigir e dar conta das atividades do dia a dia são exemplos de situações que nosso cérebro aprendeu que merecem preparação. Portanto, é comum termos sintomas físicos nessas situações, o que muitas vezes acaba atrapalhando mais do que ajudando.
Quando a ansiedade atrapalha mais do que ajuda, é porque ela está mais ativada do que o necessário para aquela situação. Nesse momento, precisamos reprogramar o cérebro e o corpo, enviando a mensagem: "Calma, nessa situação não precisa de tudo isso". Porém, essa missão é desafiadora, pois nem sempre compreendemos o processamento inconsciente do cérebro.Daí a importância de um psicólogo, alguém que possa ajudar a entender o funcionamento do seu cérebro, analisar os pensamentos relacionados e aplicar técnicas específicas para você, além de fazer uma avaliação mais acurada do que você precisa para lidar com ansiedade, como a necessidade de medicamentos ou não.
Caso ainda não esteja em terapia, existem técnicas poderosas para o controle da ansiedade, tais como:
Respiração Diafragmática: Inspire por 3 segundos, segure o ar por 3 segundos, expire por 4 segundos, segure por 3 segundos e repita o ciclo. Esse exercício é eficaz para o controle da ansiedade, pois é uma ferramenta mecânica que ativa o sistema oposto ao da ansiedade. Pode ser aplicado antes e durante o pico de ansiedade.
Meditação: Reservar momentos de calma durante o dia é poderoso, visto que a ansiedade está intimamente ligada a pensamentos e preocupações incessantes. Ter um tempo para se concentrar no presente diminui os níveis de alerta do corpo.
Confrontação dos pensamentos negativos: Uma das características mais centrais dos ansiosos, mesmo que eles não percebam, é pensar as situações em termos de catástrofes, ou seja, os piores cenários possíveis acontecendo. Por isso, escreva em um papel o pior cenário que poderia acontecer naquela situação que você precisa enfrentar e tente achar argumentos contra ele. Geralmente nossa mente exagera para o negativo, tente ser um pouco mais realista.
Lembre-se de que, ao aprender a lidar com a ansiedade, você está investindo em seu bem-estar emocional e mental, promovendo uma vida mais equilibrada e tranquila