Larissa Manoela e Famílias Disfuncionais
Nem sempre filhos de famílias disfuncionais são compreendidos, por isso a importância de discutirmos a complexidade das relações familiares, bem como desmistificarmos fantasias e idealizações.
EM ALTA
Erica Pfeifer
8/15/20231 min read
Recentemente, a atriz Larissa Manoela revelou o rompimento com seus pais, alegando abusos financeiros e contratuais, o que nos leva a refletir sobre a complexidade das relações familiares. Às vezes, tendemos a acreditar que todos os pais são carinhosos e cuidadosos. No entanto, a realidade pode ser mais complexa do que imaginamos. Nem sempre as relações familiares são totalmente boas ou ruins. Muitas vezes, elas estão em algum lugar no meio, o que pode dificultar a percepção dos filhos sobre possíveis problemas, especialmente se isso é tudo o que eles conhecem.
Muitas vezes, pessoas que cresceram em famílias disfuncionais têm dificuldade em possuir sentimentos como amor, admiração e cuidado por seus cuidadores, pois esses afetos podem não ter sido cultivados adequadamente, enfrentando vários conflitos internos devido a isso. Já aqueles que tiveram famílias amorosas podem não entender completamente as lutas e complicações enfrentadas por quem teve experiências familiares difíceis. Frases como "mas é sua mãe”, “mas é seu pai” “é a sua família", são frequentemente usadas, mas não consideram essas realidades ocultas.
Larissa Manoela mostrou força ao estabelecer limites e priorizar sua própria saúde e direitos na relação com seus pais. Ela quebrou padrões disfuncionais importantes que existiam. É essencial lembrar que essa jornada corajosa também pode ser muito dolorosa. Todos desejam uma família solidária e amorosa, o que torna mais difícil lidar com esses desafios. E se você também passou ou está passando por isso, saiba que não está sozinho. Lembre-se de que estou aqui para ajudar em sua jornada de fortalecimento emocional.